Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Catar – O novo porto de Hamad

Localizado a 40 Km a Sul de Doha, o novo porto do Qatar constitui-se como o maior porto do Médio Oriente, permitindo a atracação de todo o tipo de navios, incluindo os maiores porta-contentores da actualidade.

Representando um investimento na ordem dos 7,4 mil milhões de dólares, o novo porto dispõe de uma capacidade de operação de 7,5 milhões de TEU anuais, constituindo-se assim também como um elemento importante para ultrapassar alguns dos constrangimentos decorrentes das sanções impostas pelos Emiratos Árabes Unidos, entre outras nações Árabes em relação ao Qatar, uma vez permitir a importação directa de múltiplos bens provenientes, essencialmente, da China e de Oman, sem necessidade de transbordo dos mesmos via Dubai, como destacou o Ministro dos Transportes do Qatar, Jassim bin Saif al-Sulaiti, na cerimónia de inauguração.

De destacar também que, prevista inicialmente a inauguração do novo porto para 2020, não só se conseguiu, entretanto, uma significativa antecipação do prazo para o seu término como os custos da respectiva construção acabaram por ficar também aquém do orçamento inicialmente previsto. In “Jornal da Economia do Mar” – Portugal

O novo porto de Hamad situa-se entre o recente porto de Mesaieed e o porto de Doha. Enquanto em Portugal a indecisão domina (e custa dinheiro) sobre a melhor solução para um porto em Lisboa, o Catar construiu os portos de Mesaieed e Hamad. Convidamos a ler os textos cujas ligações se encontram abaixo. Baía da Lusofonia



Sem comentários:

Enviar um comentário